A Nova Zelândia vai passar a ter uma nova bandeira, depois de uma votação popular ter escolhido massivamente uma nova alternativa para representar o país.
A Comissão Eleitoral da Nova Zelândia já anunciou a opção vencedora, que recolheu 552.827 votos, que constituem 50.53% do total da votação, noticia o The Guardian.
Isto é o mesmo que dizer que no referendo de Março de 2016, onde será oficializada a escolha popular, a bandeira desenhada por Kyle Lockwood será a escolha preferida dos neo-zelandeses contra a actual bandeira.
A chamada “Silver Fern” (feto de prata na tradução para Português) tem fundo negro e azul com um feto branco e quatro estrelas que simbolizam a Cruz do Sul, uma constelação de estrelas que também marca a bandeira actual da Nova Zelândia.
O movimento para a mudança da bandeira foi lançado há 7 meses pelo primeiro-ministro John Key, queo justificou com o facto de a actual ser vista como um símbolo do colonialismo britânico.
Em causa está a chamada “Union Jack“, a bandeira da união do Reino Unido, que figura no topo esquerdo da bandeira neo-zelandesa – tal como acontece também com a bandeira australiana.
Fonte: http://zap.aeiou.pt/nova-zelandia-ja-escolheu-a-sua-nova-bandeira-93196